domingo, 11 de março de 2012

Neste mês de março completamos dois anos de intensa luta pela completa restauração do centenário Relógio da Glória. 

O Inquérito Civil aberto pelo Ministério Público continua em trâmite. Aguarda-se que a Prefeitura, através da SECONSERVA, assine contrato com o relojoeiro-técnico para que o mesmo mantenha acesos os mostradores e arandelas, mantenham as engrenagens lubificadas e dê corda regularmente em vista da hora certa.

Instado pelo Ministério Público, a SECONSERVA convocou o relojoeiro-técnico, que às suas expensas, lubrificou e trocou as lâmpadas, mas até agora ainda não foi reembolsado pela Prefeitura. 

Recentemente, as lâmpadas queimaram. A causa é atribuída, provavelmente, as próprias obras de requalificação de iluminação pública da RIOLUZ. Por intercessão do subprefeito, os técnicos da RIOLUZ, junto com o relojoeiro-técnico, repararam a  pane elétrica. 

A entidade comunitária, presente no momento, comprou as dez lâmpadas necessárias ao reacendimento. Trocadas pelo relojoeiro, o Relógio voltou a iluminar a noite da Glória. A placa da porta do Relógio, na parte inferior, está restaurada. Oh Glória!

A torre do Relógio, em pedra de cantaria, sofre a ação criminosa de pichadores. Rogamos que a Prefeitura, pela SECONSERVA, faça a remoção das pichações e envie notícia-crime a 9ª Delegacia de Polícia para que identifique os criminosos pichadores e os mande à justiça e que lá sejam devidamente condenados, como condenado foi aquele pichador da estátua do Cristo Redentor. 

O Relógio é um dos belos monumentos integrantes do acervo histórico-artístico da Glória e deve merecer a atenção de todos em vista de sua preservação.






Nenhum comentário:

Postar um comentário